Cavando
poços em tempos de crises -Parte 1
Texto base Genesis 26.
O texto a seguir começa
falando de algo que é uma realidade em nossos dias, de uma situação em que esta
difícil para ser controlada, por mais que se lancem programas do governo para
combater a fome todos esses programas são limitados porque na verdade o
problema da fome não esta em se fazer planos de combate a fome, mas o problema
da fome esta relacionado com o fato das pessoas terem se afastado de Deus,
vivem em desobediência, não dão honra a Deus em lugar de Deus tem colocado
outras prioridades, e Deus tem ficado
para um segundo plano, todo projeto, e todo programa se Deus não estiver no
controle, os esforços humanos não conseguirão combater aquilo que só Deus pode
fazer e base é a obediência a Deus e aos seus mandamentos e nesse texto vamos
descobrir lições importantes que poderemos aplicar na nossa vida, se tudo esta difícil,
não desanime, mas creia que até no meio da crise Deus pode te usar, você não
pode ser influenciado pelo ambiente onde você vive, Deus te chamou para você influenciar
o local onde você vive, foi isso que Isaque fez, e com ele vamos aprender
algumas atitudes que temos que ter quando estivermos vivendo um período de
crise em todas as áreas da nossa vida... Vamos lá?
Havia fome na terra
fome igual a uma outra fome que tinha tido nos tempos de Abraão, Isaque agora
toma uma atitude d ir até a Abimeleque rei dos filisteus. Mas antes que ele
tenha essa atitude o anjo do Senhor aparece-lhe e lhe disse: Não desças ao Egito,
mas fique aonde eu te disser. Talvez a atitude de descer ao Egito não seria
naquele momento a melhor escolha para Isaque, poderia ser que descer ao Egito
naquele momento seria uma péssima escolha e Deus estava dando a oportunidade
agora para Isaque escolher entre descer para o Egito e ficar na terra onde Deus
havia dito, isso significava obediência total a Deus.
Descer para o Egito representa
querer dar uma mão para Deus, descer para o Egito significa que Deus não tem
poder o suficiente para nos ajudar por isso precisamos buscar recursos
independente do lugar mesmo que isso custe negar a Deus e desobedecer os seus
mandamentos. Talvez o desespero havia tomado conta de Isaque e por isso agora nessa
situação a alternativa que ele encontrou foi descer ao Egito, mas Deus
interveio nessa situação dando a oportunidade para Isaque escolher entre obedecer
e desobedecer a Deus, Isaque estava debaixo da promessa, mas essa promessa
estava condicionada a sua obediência a Deus.
Nos versículos 3 e 4 do
capitulo 26 de Genesis nos vemos agora o Senhor fazendo muitas promessas para
Isaque, mas isso vamos ver na parte 2 desse estudo.
Estabelecendo o reino
de Deus na terra...
Ismael Souza

